Prolongamento de um telhado além da prumada das paredes, em torno de um edifício, ou de alguma parte dele.
Aba
Abertura
Acto de colocar em obra os últimos materiais de construção de zonas, áreas ou compartimentos de um edifício e que se enunciam num mapa de acabamentos.
Abrigo
Designa-se como tal qualquer construção provisória ou persistente que tem como função única proteger pessoas ou bens contra a acção de agentes agressivos como o sol, o vento, a chuva, inundações, etc.
Acabamento
Acto de colocar em obra os últimos materiais de construção de zonas, áreas ou compartimentos de um edifício e que se enunciam num mapa de acabamentos.
Acesso
Chegada, aproximação; caminho através do qual se chega a.
Aduela
Estrutura curva de abóbada. Tábua curva do tonel. Tábua que guarnece as faces interiores do vão na espessura da parede; parte do alisar.
Afagar
Desbastar saliências e asperezas. Tornar liso e agradável ao tacto.
Água
Qualquer dos planos inclinados que constituem uma cobertura em telhado.
Água - Mestra
A maior das águas de um telhado.
Água-Furtada ou Águas-Furtadas
Piso de uma casa cuja cobertura é o telhado, tendo uma área útil inferior aos restantes pisos a que se sobrepõe.
Ala
Asa. Corpo lateral de um edifício ou bloco de edifícios, ladeando o corpo central.
Alçado
Desenho da fachada de qualquer edifício, em relação somente às suas dimensões horizontais e verticais. Projecção sobre um plano vertical, paralelo a uma das faces do objecto representado.
Aldraba
Peça normalmente de ferro na parte exterior de uma porta, que serve para chamar a atenção no interior e para erguer a tranqueta que fecha a porta pelo lado de dentro.
Algeroz
Canal de escoamento das águas pluviais, numa cobertura e no grosso das paredes.
Alheta
Reentrância que produz sombra, baço. Junta entre dois elementos que fica recolhida em relação ao plano destes. Mocheta de secção rectangular utilizada para fingir juntas alhetadas.
Alicerce
Termo que designa genericamente a base de qualquer construção abrangendo tudo o que intervém na transmissão de cargas ao solo, como os próprios caboucos.
Alinhamento
Figura geométrica com uma só dimensão, definido por um ponto de partida e outro de chegada. Em obra define-se normalmente por duas estacas quando em alinhamento recto. Em terminologia de madeira, significa o acto de marcar o primeiro corte longitudinal num foro a desfiar.
Alpendre
Construção à frente de uma fachada ou porta, pouco profunda e normalmente sustentada por colunas, pilares ou muros laterais.
Alteração
Degradação; desfiguração, decomposição. Dar novas formas para satisfação de novas exigências. Modificação de fisionomia ou cores. Refazer um programa de trabalhos.
Altura de passo
Diz-se da altura de um degrau, medida entre as faces superiores dos cobertores. O termo passo aparece ligado à altura pela relação existente entre esta e o avanço de 0,64 m atribuídos a um passo.
Alvará
Documento que relaciona todas as habilitações detidas por uma empresa.
Alvenaria
Conjunto dos materiais pedregosos em fragmentos de grandeza apreciável, dispostos convenientemente de forma a constituírem maciços; ligam-se entre si por meio de argamassa, formando a alvenaria ordinária, a alvenaria hidráulica, a alvenaria de tijolo, etc., ou apenas se travam entre si, pela maneira como se dispõem por sobreposição (é o caso da alvenaria ensossa ou de pedra seca, etc.). Para a confecção da alvenaria usa-se a pedra, normalmente aparelhada, ou o tijolo.
Amovível
Que pode remover-se; transferir-se.
Ampliação
Tornar mais amplo; maior; dilatar; acrescentar área de utilização à construção existente.
Andaime
Armação de madeira ou metal usada na construção, permitindo alcançar as alturas dos pontos de trabalho. Pode ser fixo ou rolante. O que se destina ao trabalho nas paredes é constituído por peças verticais ligadas às paredes por peças horizontais, os caibros, que suportam as pranchas. O que se destina a trabalhar tectos constitui-se por caibros que se apoiam obliquamente contra as paredes e que são reunidos por travessas que suportam uma prancha.
Andar
Cada um dos pisos de um edifício acima do piso térreo.
Andar Nobre
Andar nos palácios ou edifícios nobres onde se concentram os salões, particularmente o salão nobre, e que corresponde normalmente ao primeiro andar. Muitas vezes, o andar nobre é acusado exteriormente através de elementos decorativos ou de um tipo diferente de aberturas.
Anexo
Edifício que se constrói junto ou próximo de outro para comportar serviços ou instalações necessárias ao principal.
Anteprojecto
Documento a elaborar pelo Projectista, correspondente ao desenvolvimento do Estúdo Prévio aprovado pelo Dono de Obra, destinado a estabelecer, em definitivo, as bases a que deve obedecer a continuação do estudo sob a forma de Projecto de execução.
Aparelhar
O mesmo que aparar; combinar duas peças formando par. Dar aparelho; a demão preparatória (primário) de qualquer pintura.
Aprumar
Tornar vertical. Acertar a posição com o prumo. Correcto.
Área
Em construção, o termo aparece quase sempre ligado a um complemento que lhe completa o significado face à utilização. Exemplos: área útil; área de construção; área de implantação; área coberta; área técnica; área livre; etc.
Área Bruta de um Piso ou Fracção
Superfície total de um dado piso ou fracção, delimitada pelo perímetro exterior das paredes exteriores e pelo eixo das paredes interiores separadoras dessa fracção, relativamente às restantes.
Área Útil de um Piso ou Fracção
Soma da área útil de todos os compartimentos exteriores de um dado piso ou fracção, excluindo-se vestíbulos, circulações interiores, escadas e rampas comuns, instalações sanitárias, roupeiros, arrumos, armários nas paredes e outros compartimentos de função similar, e mede-se pelo perímetro interior das paredes que delimitam aqueles compartimentos, descontando encalços de 30 cm, paredes interiores, divisórias e condutas.
Areado
Coberto de areia. Misturado com areia. Limpo com areia e água. Aplica-se também à pintura áspera como areia (alguma tinta texturada).
Aresta
Intersecção de dois planos que formam ângulo diedro exterior. Esquina.
Aresta viva
Diz-se como tal, uma aresta sem quebra de continuidade. Em madeiras significa sem descaio; com a secção formando um quadrilátero perfeito. Usa-se a expressão quina viva.
Argamassa
O termo designa todas as massas utilizadas em obra de alvenaria e rebocos, não tendo já aplicação nas massas usadas pelo estucador.
Armadura
Designação atribuída às protecções das lâmpadas de iluminação. Conjunto de varões de aço cortados, dobrados e atados para betão armado.
Arquitecto
Titulo atribuído pela Ordem dos Arquitectos ao Profissional responsável por projectos, planos e actividades de consultadoria, gestão e direcção de obras, planificação, coordenação e avaliação, no domínio da arquitectura.
O arquitecto projecta assim o edifício, controla as fases de construção, observa as necessidades do útil e a satisfação dos desejos humanos, quer estes signifiquem ordens ontológicas, estéticas ou éticas. Vela por que as construções sejam adaptadas e, correspondendo a exigências de perfeição e cumpram também, e organicamente, a finalidade útil para que a construção observe um fim prático.
Arrecadação
Local onde se guardam coisas a recato.
Asna
Estrutura reticulada plana, em geral de suporte de um telhado, Existem variados tipos, cabendo no entanto todos naquela designação.
Assentamento
Movimento de pressão de cima para baixo e efeito da gravidade que se opera numa parede ou construção.
Aterro
Porção de terra ou entulho para cobrir, nivelar ou elevar um terreno.
Átrio
Pátio de acesso ao interior de um edifício; vestíbulo.
Autor de Projecto
Técnico que elabora e subscreve, com autonomia, o projecto, os projectos parcelares ou parte do projecto e subscreve as declarações e os termos de responsabilidade respectivos, devendo, nos projectos que elabora, assegurar o cumprimento das disposições legais e regulamentares aplicáveis.